Susana Veloso

 

Formação Académica

• Doutorada em Educação para a Saúde pela Universidade Técnica de Lisboa. Dissertação na área da obesidade e motivação para estilos de vida saudáveis e ativos (2012)

• Mestre em Psicologia Desportiva pela Universidade do Minho. Dissertação na área da promoção da atividade física e saúde (2005)

• Licenciada em Psicologia Clínica, ramo cognitivo-comportamental, pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra (1995). Frequentou a licenciatura  em Psicologia na Universidade do Minho no ramo de psicologia do desporto (1995-1997)

• Pós-Graduada em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais da Terceira Geração – Mindfulness e outras abordagens (120 horas, 15 ECTS), pelo Instituto Português de Psicologia (2013). Esta formação integrou um Curso sobre “Mindfulness-Based Cognitive Therapy” (40 horas) e workshop experiencial sobre “Mindfulness with Children & Families” (2 dias), pelo Center for Mindfulness Research and Practice, Prifysgol Bangor University

• Curso de Introdução ao Mindfulness, pela Associação Portuguesa Para o Mindfulness (20 horas), Universidade de Coimbra (2008)

 

Atividade Clínica

• Prática clínica privada em terapia cognitivo-comportamental em Lisboa desde 1997. Neste âmbito, passou pelo Serviço de Avaliação e Aconselhamento Psicológico da Universidade Lusófona na Clínica do Homem e da Mulher em Lisboa (2008-2012) e no Centro de Apoio aos Estudantes da Universidade Lusófona (2006-2008). Realizou estágio em Terapia cognitivo-comportamental na Clínica Psiquiátrica dos HUC, na consulta de terapia do comportamento, consulta de alcoolismo e no NEICC da FPCE da UC (1994-1995)

• Psicóloga do Desporto e do Exercício desde 1997, trabalhando com atletas a nível individual ou no âmbito do trabalho em Federações e Clubes Desportivos. Consultora e formadora em health clubs/ginásios na adesão ao exercício e motivação para o desempenho, integrando equipas técnicas em programas de gestão de peso e programas de pré e pós-parto. Neste âmbito, trabalhou Centro de Alto Rendimento do Complexo Desportivo do Jamor, intervindo com atletas residentes do CAR e implementado programas de treino de competências psicológicas em grupo.

 

Atividade Docente

• Professora Auxiliar (TI) da Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), atividade docente no 1º ciclo em Educação Física; no 2º ciclo de Exercício e Bem-estar, Treino Desportivo e Ensino de Educação Física; na Pós-Graduação em Gestão do Peso. Leciona disciplinas relacionadas com a psicologia e educação para saúde, nomeadamente sobre motivação para mudança, entrevista motivacional, programas de prevenção em saúde; estágios, projetos de investigação, assim como orientação de teses de mestrado.

• Professora Auxiliar (TP) no Instituto Manuel Teixeira Gomes (ISMAT) no 1º ciclo em Psicologia.

• Coordenadora do Laboratório de Avaliação Psicológica do ISMAT.

• Realizou atividade docente no curso de Psicologia da ULHT entre 1997 - 2013, onde coordenou uma área de especialização em Psicologia do Desporto e das Atividades Físicas, orientou estágios em Psicologia Clínica durante 13 anos, e em psicologia Desportiva durante 9 anos, lecionando várias disciplinas do 1º e 2º Ciclo em Psicologia.

 

Áreas de Interesse Científico

• Terapias Cognitivo-Comportamentais de 3ª Geração baseadas no mindfulness e aceitação

• Motivação e autorregulação do comportamento no âmbito da promoção de estilos de vida saudáveis, aplicação à gestão de peso (Teoria da Autodeterminação)

• Psicologia do desporto (resistência psicológica, desempenho e bem estar)

• “Green exercise” (prática de exercício em contextos outdoor com elementos naturais, relação com a natureza e saúde mental/benefícios psicológicos)

 

 

Login