A Terapia da Aceitação e Compromisso

Profª. Carmen Luciano


A Profª. Carmen Luciano é professora de Psicologia na Universidade de Almería (Espanha) desde 1995. Foi professora da Universidade de Granada, entre 1979 e 1994. Doutorada em Psicologia pela Universidade Complutense em 1984. Fez como bolseira um pós-doutoramento em 1985-1986, na Universidade de Boston e no Centro de Análise Comportamental de Cambridge, realizando investigação sobre a ocorrência de novos comportamentos. Foi professora convidada na Universidade de Maryland Baltimore County, Universidade do Novo México, Universidade de Reno, Universidade do Mississippi, Universidade de Londres, e na Universidade de Columbia, Nova Iorque.

Coordena desde 1995 o Doutoramento em Psicologia e é diretora do Instituto ACT de Madrid bem como do Primeiro Mestrado em Terapia Contextual desde 2009. Desde 1981 que realiza investigação sobre a perspetiva funcional em programas de linguagem, e na ocorrência de novos comportamentos e problemas psicológicos.

Publicou mais de 120 artigos em revistas científicas nacionais e internacionais e mais de 50 contribuições em livros e capítulos de livros. Orientou mais de duas dezenas de teses de doutoramento desde 1986 e dirige o grupo de investigação em Análise Experimental e Aplicada do Comportamento.

Os seus interesses de investigação e clínicos atuais estão focados no estudo do comportamento humano complexo (linguagem e cognição), a sua aplicação à análise do desenvolvimento da linguagem, do desenvolvimento do autoconhecimento (formação de valores pessoais e regulação comportamental), e suas implicações no campo da psicopatologia e terapia de aceitação e compromisso (ACT).

 

Acceptance and Commitment Therapy (ACT)



A Terapia da Aceitação e Compromisso recebe o seu nome de uma de suas mensagens principais: “aceite o que está fora do seu controlo pessoal, e comprometa-se com ações que melhoram e enriquecem a sua vida”.

A ACT (que é pronunciada como a palavra ‘act’, e não como as iniciais) tem como objetivo maximizar o potencial humano para uma vida com qualidade, plena e significativa para o próprio. Desenvolvida dentro de um quadro teórico e filosófico coerente, a ACT é uma intervenção psicológica única com base empírica que utiliza estratégias de aceitação e mindfulness, juntamente com estratégias de compromisso e mudança comportamental, para aumentar a flexibilidade psicológica (i.e., a capacidade de contactar com o momento presente plenamente como ser humano consciente, e com base nas circunstâncias atuais, alterar ou persistir numa conduta ao serviço de valores escolhidos).

É considerada uma terapia cognitivo-comportamental (TCC) da 3ª geração, que surgiu há mais de 30 anos com Steven C. Hayes, Kirk D. Strosahl e Kelly G. Wilson, sendo o primeiro livro publicado em 1999.

É uma forma de psicoterapia experiencial, comportamental e cognitiva, baseada na teoria dos sinais relacionais da linguagem e na cognição humana, e representa uma perspetiva sobre a psicopatologia que enfatiza o papel do evitamento experiencial, da fusão cognitiva, da ausência ou enfraquecimento dos valores e da rigidez e ineficácia comportamental resultantes.

 

 

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