Notícias

(RE)ACREDITAÇÃO DE PSICOTERAPEUTAS

Está aberto até 31 de Março de 2024 o período de candidaturas à acreditação como psicoterapeuta cognitivo-comportamental para os sócios da APTC.

Relembramos aos sócios já acreditados como psicoterapeutas que deverão fazer a sua reacreditação a cada 5 anos, pelo que poderão também solicitar a sua reacreditação durante este período. Todos os sócios interessados deverão consultar o regulamento de acreditação aqui e o formulário para a requererem aqui.

O formulário deve ser enviado para a Comissão de Acreditação da APTC: aptc.acreditacao@gmail.com

 

Newsletter #9 (Out 2023)

Já se encontra disponível a nona NEWSLETTER da Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento (APTC).

Newsletter #7 (Dez 2021)

Já se encontra disponível a sétima NEWSLETTER da Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento (APTC).

Associados

A APTC é constituída por técnicos interessados na aplicação de metodologia experimental e das teorias de aprendizagem cognitivas e comportamentais no campo da saúde e afins. Qualquer técnico interessado pode solicitar a sua adesão online à APTC. Para mais informações clique AQUI.

Os sócios da APTC que pretendam atualizar os seus dados podem fazê-lo AQUI.

Pagamento de Quotas. Todos os sócios da APTC devem proceder anualmente ao pagamento de quotas para regularização do estatuto de associado. Mais informações para pagamento AQUI.

Acreditação

A APTC desenvolveu o seu REGULAMENTO DE ACREDITAÇÃO de acordo com as recomendações da EABCT (European Association for Behavioural and Cognitive Therapies). Este regulamente tem como objetivos não só na acreditação/re-acreditação de Psicoterapeutas Cognitivo-Comportamentais, Supervisores Cognitivos-Comportamentais, mas também dos Cursos de Pós-Graduação em Terapias Cognitivo-Comportamentais e Ações de Curta Duração em Terapia Cognitivo-Comportamental.

 

Formação

FETCC – Inscrições Fechadas

O plano de formação da APTC inclui a Formação Especializada em Terapias Cognitivo-Comportamentais (FETCC). A FETCC tem uma vertente de Adultos e outra de Crianças/Adolescentes, e é dirigida a psicólogos/as, psiquiatras, pedopsiquiatras e internos dessas especialidades. Terá uma duração equivalente à frequência de 750 horas, distribuídas por três componentes: Formação Teórico-Prática, Supervisão de Casos Clínicos e Desenvolvimento Pessoal. A conclusão da FETCC permitirá a acreditação como Psicoterapeuta Cognitivo-Comportamental perante a APTC e perante a European Association for Behaviour and Cognitive Therapies (EABCT), bem como pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) e Ordem dos Médicos (OM).

A 1ª Edição da FETCC, nas duas vertentes, já está em andamento!

 

Formações concluídas

 

Outras formações acreditadas pela APTC

Eventos

EABCT 2024

 

Entre os dias 4 e 7 de setembro de 2024, irá decorrer em Belgrado (Sérvia) o Congresso Anual da EABCT. O tema do congresso será “New Age of CBT – Challenges and Perspectives”. Pode consultar o site oficial do congresso para mais informações sobre como submeter trabalhos ou se inscrever: https://eabct2024.org/

 

EABCT Global Ambassador

No dia 5 de fevereiro de 2024, numa iniciativa da World Confederation of Cognitive and Behavioural Therapies (WCCBT), irá decorrer o workshop intitulado “Introduction to compassion focused therapy (CFT)”, que será dinamizado pelo Prof. Paul Gilbert (University of Derby, UK), o Primeiro Embaixador Global da EABCT. Mais informações podem ser encontradas aqui. A inscrição pode ser realizada em: https://eyas.formstack.com/forms/eabctga

 

V Encontro da APTC - Porto

 

Nos dias 10 e 11 de novembro de 2023, vai realizar-se o V ENCONTRO DA APTC - PORTO. Este encontro vai incluir dois dias com 6 workshops muito interessantes, dinamizados por especialistas de Espanha, Polónia, Reino Unido e Portugal. O alinhamento geral do programa pode ser consultado AQUI. Para se inscrever no V Encontro da APTC - Porto, consultar as informações AQUI.

On November 10-11, 2023, the V ENCONTRO DA APTC - PORTO will take place. This meeting will include two days with six very interesting workshops, led by experts from Spain, Poland, the United Kingdom and Portugal. The program can be found HERE. To register in V Encontro da APTC – Porto, please see detailed information HERE.

 

EABCT 2023

 

Entre os dias 4 e 7 de outubro de 2023, irá decorrer em Antalya (Turquia) o Congresso Anual de EABCT. O tema do congresso será “CBT in a Changing World: Migration and Cultural Diversity”. Pode consultar o site oficial do congresso para mais informações sobre o programa previsto, como submeter trabalhos ou se inscrever: http://eabct2023.org

 

WCCBT 2023

 

Entre os dias 1 e 4 de junho de 2023, irá decorrer em Seoul (Coreia do Sul) o 10º Congresso Mundial das Terapias Cognitivo Comportamentais (WCCBT). O tema do congresso será “Global CBT Dissemination, Accessibility, and New Technology”. Consulte a newsletter aqui. O prazo para submissão de trabalhos foi estendido. Pode consultar o site oficial do congresso para mais informações: https://www.wccbt2023.org/

 

Eventos passados

I Encontro da APTC

No dia 4 de Junho de 2016, realizou-se no Porto o I Encontro da Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento (APTC). Este Encontro foi precedido de um Workshop no âmbito da Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), que foi dinamizado pela Professora Carmen Luciano (Universidade de Almería, Espanha).

 

WCBCT 2019

O 9º Congresso Mundial de Terapias Comportamentais e Cognitivas vai ter lugar em Berlim (Alemanha), entre os dias 17 e 20 de Julho de 2019. O período de submissão de trabalhos já se encontra aberto. O prazo de submissão termina a 6 DE JANEIRO DE 2019 [para simpósios, workshops no congress, debates, mesas redondas e comunicações livres] e 17 DE FEVEREIRO DE 2019 [apresentações em Poster]. O período de inscrições mais baratas [early bird] termina a 28 DE MARÇO DE 2019. Visite o site oficial do congresso wcbct2019.org para mais informações.

 

EPA 2019

Com o tema Psychiatry in Transition – Towards New Models, Goals and Challenges, destacamos o 27º Congresso Europeu de Psiquiatria, que decorrerá em Varsóvia (Polónia), de 6 a 9 de abril de 2019. Consulte o site do congresso para mais informações: https://www.epa-congress.org/2019

 

48º Congresso Anual da EABCT

 

No próximo ano irão decorrer vários eventos de interesse na área das terapias cognitivo-comportamentais. Neste âmbito, destacamos o 48º Congresso Anual da EABCT, ao qual a APTC se associa, e que decorrerá entre os dias 5 e 8 de Setembro de 2018 em Sofia (Bulgária). O tema do congresso será Improving cognitive behavioural therapy and access to it across the lifespan e no site oficial do congresso pode obter informações adicionais: https://www.eabct2018.org/

 

II ENCONTRO DA APTC DE COIMBRA

No dia 16 de Junho de 2018, vai realizar-se em Coimbra o II ENCONTRO DA APTC DE COIMBRA. Serão dinamizadores de workshops o Professor Paul Salkovskis (University of Bath, UK), Professor José Augusto Pinto-Gouveia (Universidade de Coimbra) e Professora Paula Castilho (Universidade de Coimbra). O programa completo pode ser consultado AQUI.
Para se inscrever no II Encontro da APTC de Coimbra, consultar as informações AQUI.

 

872441

Login